CIRURGIA ORAL
Uma das áreas mais abrangentes da Medicina Dentária é a Cirurgia Oral. Esta especialidade é responsável por todos os atos cirúrgicos relacionados com as extrações de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção na cavidade oral. É também de sua responsabilidade, o diagnóstico de lesões da região da cabeça e do pescoço, como sejam os quistos ou tumores, que tenham envolvimento com as estruturas orais.Vista durante muito tempo como traumatizante, hoje em dia a cirurgia torna-se cada vez mais simples e rápida.
Em virtude da evolução da técnica e dos recursos utilizados, a cirurgia é possível com o mínimo de desconforto e sem dor.O bom diagnóstico, técnicas e equipamentos modernos permitem ao Cirurgião Dentista a execução de uma anestesia adequada e de uma cirúrgica atraumática. A medicação pós-operatória reduz a insignificante o desconforto resultante.
Dentes inclusos
Os dentes do siso (últimos molares) são os dentes que mais frequentemente se encontram inclusos nos maxilares, isto é, não erupcionam. Outras vezes, estes dentes encontram-se mal posicionados nas arcadas, devendo igualmente ser extraídos.
Eles podem originar diversas complicações como: cáries dentárias, patologias como quistos e tumores, parestesia (perda de sensibilidade), pericoronarites (inflamação das mucosas) e apinhamento dentário (mau posicionamento dos dentes).